quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A Filosofia do Jiu-Jítsu

A FILOSOFIA

O que é Jiu-Jitsu?

O Jiu-Jitsu que significa "arte suave", é considerado a luta mais abragente que existe. Pois nela há uma grande variedade de técnicas, tais como golpes traumáticos, golpes nas articulações e estrangulamentos. As bases fundamentais para se obter um bom Jiu-Jitsu é a destreza, a rapidez e a flexibilidade. Sem precisar usar muita força. O Jiu-Jitsu movimenta todos os músculos do corpo e lança a jogo toda a atenção e sangue frio. É uma luta, que se bem aplicada, não necessita o uso de força bruta, pois utiliza sistemas de alavancas e desequilíbrios, assim o lutador aproveita a força e o movimento do próprio adversário para executar alguns golpes. Uma das vantagens prática do Jiu-Jitsu é que ele auxilia o desenvolvimento da inteligência, incute audácia, confiança na própria força, agilidade e tolerância a dor. No mundo, é conhecido como "Brazilian Jiu-Jitsu", um sistema desenvolvido pela família Gracie, que aprimorou técnicas vindas do Jiu-Jitsu japonês, modificando alguns movimentos e tornando-os mais eficiente. E por possuir muita técnica, o lutador de Jiu-Jitsu se torna praticamente imbatível, vencendo com certa facilidade seus adversários, não importando quais sejam os seus estilos de luta.

Filosofia

O Jiu-Jitsu tem como filosofia tornar o indivíduo mais seguro e auto-confiante. Para isso suas técnicas de defesa sempre baseadas em forças de alavancas, possibilitando o praticante vencer adversários mais fortes e pesados, trazendo uma sensação de invencibilidade, o que se estende para vários setores da vida, fazendo também com que a energia do aluno seja sempre canalizada para o bem, colocando o mesmo em um ambiente saudável, onde existem fortes laços de amizade e companheirismo, logo o tirando da vida improdutiva e das drogas, problemas que atingem grande parte da juventude nos dias de hoje. O jiu-jitsu não trabalha somente o corpo como a mente. Não é para ficar comprando camisetas de jiu-jitsu, raspando a cabeça e tirando onda por ai querendo brigar com todo mundo! "Violência não, Jiu-Jitsu sim."

Definição

O Jiu-Jitsu é um esporte intelectualizado, tendo em vista sua complexividade; seus movimentos a uma ordem crescente de controle e inteligência; seu apredizado é recomendado por médicos, psicólogos e educadores, como integrante da educação, paleativo de tensões psíquicas e fator de desenvolvimento físico. Seus moviementos regulam a coordenação motora, atuando como efeito de psicomotricidade, autocofiança e total controle de si mesmo, condicionando os reflexos, induzindo as decisões rápidas e seguras em situações caóticas e consequentemente desprovendo de complexos os seus praticantes.

Prática:

* Esportivo - sem golpes traumáticos, apenas com projeções, chaves (de braço, joelho, pé, etc.), estrangulamento, imobilizações, torções, etc. A roupa usada é o Kimono.
* Submission - muito similar ao Jiu Jitsu Esportivo, exceto pelo fato de não utilizar kimono, a roupa que pode ser utilizada são bermudas e camisas especiais, feitas de materiais como lycra e similares.
* Vale tudo - com golpes traumáticos como cotoveladas, socos, chutes, cabeçadas, joelhadas, etc. Além das técnicas utilizadas no Jiu-Jitsu Esportivo/Submission.
* Defesa pessoal - com técnicas específicas para se defender de um agressor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário